quinta-feira, 22 de maio de 2025

À Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias



As Pontifícias Obras Missionárias são efetivamente os "principais meios" para se despertar a responsabilidade missionária entre todos os batizados e para apoiar as comunidades eclesiais onde a Igreja é jovem (cf. Decreto Ad Gentes, 38).

A promoção do zelo apostólico entre o Povo de Deus segue sendo um aspecto essencial da renovação da Igreja como preconizada pelo Concílio Vaticano II, e é de todos o mais urgente em nossos dias. Nosso mundo, ferido pela guerra, violência e injustiça, necessita ouvir a mensagem evangélica do amor de Deus e experimentar o poder de reconciliação da graça de Cristo.

Assim, vemos a importância de se fomentar o espírito de discipulado missionário em todos os batizados e  o sentido de urgência em levar Cristo a todos os povos.

Hoje, como nos dias depois de Pentecostes, a Igreja, conduzida pelo Espírito Santo, trilha sua jornada através da história com confiança, alegria e coragem ao proclamar o nome de Jesus e a Salvação que nasce da fé na verdade salvadora do Evangelho.

Eu gostaria de refletir sobre dois elementos distintivos de vossa identidade como Pontifícias Obras Missionárias: comunhão e universalidade.

Sois chamados a cultivar e promover entre os membros a visão da Igreja como comunhão de fiéis, animados pelo Espírito Santo, o qual nos habilita a entrar na perfeita comunhão e harmonia da Trindade Santa. De fato, é na Trindade que todas as coisas encontram sua unidade. In Illo uno unum. Cristo é nosso Salvador e n'Ele nós somos um, uma família de Deus, para além da rica variedade de línguas, culturas e experiências.

A consideração de nossa comunhão como membros do Corpo de Cristo naturalmente nos abre à dimensão universal da missão evangelizadora da Igreja, e nos inspira a transcender os confins individuais de nossas paróquias, dioceses e nações, de modo a compartilhar com todos os povos e nações a incomparável riqueza do conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). 

Texto completo em inglês aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário