quinta-feira, 15 de maio de 2025

Encontro com os Lassalistas



Fico muito contente em receber-vos no terceiro centenário da aprovação de vosso Instituto e de vossa Regra e no 75º aniversário de proclamação de São João Batista de La Salle como "Patrono celeste de todos os educadores". 

As origens da vossa obra falam muito de "atualidade". São João Batista de La Salle começou respondendo a um pedido de ajuda de um leigo, Adriano Nyel, que se esforçava para manter de pé as suas "escolas dos pobres". O vosso fundador deu vida a um sistema de educação novo: o das Escolas Cristãs, gratuitas e abertas a todos. Entre os elementos inovadores: educação feita em classes e não mais a alunos singularmente; adoção do francês como língua didática, em lugar do latim; aulas dominicais para os jovens que trabalhavam durante a semana; o envolvimento da família.

Os jovens da nossa época são um vulcão de vida, energias, sentimentos e ideias. Têm, porém, também eles necessidade de ajuda, para fazer crescer tanta riqueza e para superar o que pode impedir um são desenvolvimento.

Hoje há outros obstáculos a enfrentar: isolamento, superficialidade, individualismo e instabilidade afetiva; esquemas de pensamento enfraquecidos pelo relativismo; ritmos e estilos de vida que não dão lugar à escuta, à reflexão e ao diálogo, na escola, na família e mesmo entre os coetâneos, com a solidão que disso deriva.

Outro aspecto da realidade lassaliana é a docência vivida como ministério e missão, como consagração na Igreja. São João Batista de La Salle amava dizer: "O vosso altar é a cátedra", promovendo uma realidade até então desconhecida, a dos professores e catequistas leigos, investidos na comunidade de um verdadeiro e próprio "ministério", segundo o princípio de evangelizar educando e educar evangelizando.

Texto completo em italiano aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário